Candidatos afirmam que concurso está parado há mais de 90 dias. Polícia Civil disse que a convocação dos candidatos aptos para o Curso de Formação será feita em breve. Cidade da Polícia Civil de Roraima.
Divulgação/Secom/Arquivo
Candidatos inscritos no concurso da Polícia Civil em Roraima cobram que o corporação e a banca responsável, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), divulguem os resultados das etapas finais do concurso público. O grupo afirma que o concurso está parado há mais de 90 dias.
Ao g1, os candidatos, que não quiseram se identificar na reportagem, relataram que a organização não divulgou os resultados definitivos dos exames médicos e a data de início do Curso de Formação. O concurso começou em 2022.
“A gente solicita, principalmente, que se for demorar ainda mais, que eles divulguem um cronograma com as datas de divulgação. É um absurdo ficarmos no escuro, sem saber quando vai sair”, disse um homem.
Procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou que o resultado da prova de títulos para os cargos de perito criminal e odontolegista será divulgado nesta semana. Além disso, disse que a convocação dos candidatos aptos para o Curso de Formação será feita em breve.
“Uma das etapas finais do concurso público da Polícia Civil é a investigação social, que está em andamento e sendo conduzida com cautela, pois há um grande número de candidatos e a análise pode levar mais tempo do que o esperado”, explicou a corporação.
O g1 também tentou contato com a banca responsável pelo concurso e aguarda resposta.
Até o momento, os candidatos realizaram as provas objetivas, exames médicos, psicotécnicos, teste físico e perícia para deficientes. Os resultados foram divulgados no dia 16 de junho deste ano e, após o prazo de recurso, que durou cerca de três dias, não houve a divulgação dos resultados definitivos.
De acordo com o grupo, cerca de 450 pessoas aguardam os resultados definitivos dos exames e as próximas etapas. Entre elas, estão candidatos aos cargos de agente, escrivão, papiloscopista, auxiliares e peritos criminais.
“Com essa demora, a falta de cronograma e divulgação de resultados acaba prejudicando de várias formas. Têm muitas pessoas que estão sem emprego, dependendo desse concurso, outras largaram o emprego para se dedicar a ele. Há pessoas de fora do estado que abriram mão de onde estavam por conta desse concurso”, explicou um jovem, um dos candidatos.
“O concurso está desorganizado. O pior é que as autoridades responsáveis agem como se tudo estivesse dentro da normalidade. Não está!”, completou o candidato.
Caminhão extraviado e provas adiadas
O concurso da Polícia Civil foi anunciado em abril de 2022. No total, o certame oferta 175 vagas para cargos de nível médio e superior com remuneração inicial de até R$ 20 mil. O único concurso realizado pela Polícia Civil de Roraima ocorreu em 2003, há 20 anos.
As provas do concurso foram aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro do ano passado. Elas foram para os cargos de médico-legista, odontolegista, perito criminal, perito papiloscopista, auxiliar de necrópsia e escrivão.
Inicialmente, elas seriam aplicadas em dois finais de semana, nos dias 6, 7, 13 e 14 de agosto de 2022. No entanto, o concurso foi adiado, pela primeira, após o caminhão que transportava as provas ser extraviado.
À época, em depoimento prestado a polícia, o motorista do caminhão informou que ajudava um amigo a fazer uma mudança. Ele declarou ainda que não sabia que o caminhão estava lacrado e nem quem fez o embarque das cargas.
SAIBA MAIS:
Caminhão com provas de concurso público da Polícia Civil de RR fazia mudança de amigo do motorista, indicam depoimentos
Concurso público da Polícia Civil de RR é adiado após caminhão que transportava provas sair da rota
Provas do concurso público da Polícia Civil de Roraima são remarcadas pela segunda vez
Ministério Público de Roraima pede que justiça suspenda concurso da Polícia Civil por irregularidades
Justiça nega pedido do MP para suspender concurso público da Polícia Civil em Roraima
Além das provas, estavam no baú do caminhão uma cama, um condensador de ar, roupas e um choppeira. O caminhão saiu da rota no dia 29 de julho e foi encontrado pelas polícias Civil e Militar no Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista.
Por conta disso, as provas que seriam aplicadas foram incineradas e, depois, publicadas em modelo online no site na Vunesp. O exame foi remarcado para ser realizado entre os dias 22 e 25 de setembro. No entanto, devido à data coincidir com provas do concurso do Ministério Público de Roraima (MPRR), anunciado em agosto, foram determinadas novas datas.
Pedido de suspensão
Em maio deste ano, o Ministério Público de Roraima entrou com uma ação na Justiça para que o concurso público da Polícia Civil fosse suspenso por irregularidades. No entanto, a Justiça negou o pedido.
Um dia após o pedido do Ministério Público, no dia 25 de maio, a aplicação das provas discursivas e objetivas para o cargo de médico legista do concurso da Polícia Civil foi anulada. Com a anulação das provas para o cargo, as convocações para as etapas seguintes também foram anuladas.
Provas para cargo de médico legista do concurso público da Polícia Civil de RR são anuladas
A decisão da banda e da Polícia Civil ocorreu depois da reanálise das 40 questões da prova de conhecimentos específicos, onde foram constatadas e anuladas 19 questões que podem ser consideradas plágio indireto da prova cancelada em agosto de 2022. O MP já havia pontuado o mesmo na ação.
Provas foram aplicadas em novembro do ano passado.
PCRR/Divulgação/Arquivo
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Candidatos em concurso da Polícia Civil em Roraima cobram resultados de etapas finais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.