Vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, conduziu debate, junto ao Exército, Marinha e Aeronáutica, na Glocal Experience Amazônia. Encontro contou com a participação do CEO da Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior. Debate ocorreu na tarde desta segunda-feira.
Divulgação/Governo do AM
O 3º dia do Glocal Experience Amazônica foi marcado pelo debate sobre políticas de segurança e proteção ambiental para a Região. O debate foi realizado no Palco “Desafios e Soluções”, montado no Palácio da Justiça, situado na região central de Manaus ,e foi mediado pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza.
A Glocal Experience Amazônia aborda os desafios da sustentabilidade alinhados à Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Na ocasião, o vice-governador destacou que eventos temáticos como esse servem também para reforçar a cooperação entre as instituições que atuam na defesa do bioma e das pessoas.
“É a oportunidade de tratar de questões que são sensíveis à Amazônia, que são sensíveis à soberania nacional, além do desenvolvimento da biotecnologia, da proteção dos recursos naturais dentro do patrimônio da Amazônia brasileira, que é capitaneada pelas forças nacionais. Acima de tudo, uma oportunidade de alinhar e de mostrar ao público como é feita a cooperação entre essas instituições”, observou.
O painel teve como palestrantes os comandantes do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar), major-brigadeiro do ar David Almeida Alcoforado; e do 9º Distrito Naval, vice-almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo; além do chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Carlos Alberto Rodrigues Pimentel.
Realidade amazônica
Durante os debates, o vice-governador destacou a importância da atuação coordenada do Estado junto ao Exército, à Marinha e à Aeronáutica. Ele reforçou a ideia de que a Amazônia deve ser discutida do ponto de vista de quem vive e conhece, verdadeiramente, a realidade da região em diferentes aspectos.
“São temas que envolvem, diretamente, o interesse de quem mora na Amazônia, os amazônidas. Brasileiros e brasileiras que, muitas vezes, do ponto de vista de quem está em outras localidades do país, são invisibilizados. Mas, aqui, os temas foram tratados por quem mora na Amazônia, por quem conhece a Amazônia e por quem tem interesse em melhorar a qualidade de vida de quem mora na Amazônia”, apontou.
As discussões foram acompanhadas por estudantes e profissionais da área da segurança pública; além do diretor-executivo da Glocal, Rodrigo Baggio; o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Junior; e o presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), Robério Braga.
“Essa palestra com os representantes da Forças Armadas é o início de um processo de tornar clara a importância delas na região, não só pela questão da defesa, mas principalmente pelo trabalho social e de sustentabilidade que eles fazem, um trabalho muito importante”, disse Phelippe Daou Júnior.
O CEO do Grupo Rede Amazônica também avaliou o evento:
“Os resultados são os melhores possíveis. O grande objetivo era colocar o evento de pé, era que eele acontecesse. Falar de sustentabilidade sob diversos aspectos era o objetivo e acho que isso ocorreu da melhor maneira possível. Teve uma repercussão local, regional, nacional e certamente internacional, e com isso garante que o evento aconteça todos os anos a partir de agora”, finalizou.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
‘Glocal Experience’ debate políticas de segurança e proteção ambiental da Amazônia no 3º dia do evento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.