Comércio deve registrar um aumento de 3,2% em relação as vendas do ano passado, de acordo com a Fecomércio. Vestuário, calçados e acessórios devem liderar as vendas. Comércio varejista de Roraima deve faturar R$ 16,7 milhões com vendas do Dia dos Pais.
Reprodução/EPTV/Arquivo
O Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (13), deve movimentar R$ 16,7 milhões no comércio varejista de Roraima. O valor é 3,2% superior as vendas do ano passado, segundo estimativas feitas pela Fecomércio-RR, com base nos dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
De acordo com a Fecomércio, a receita de vendas “deverá ser o melhor resultado em toda a série histórica”. O aumento anual fica acima da estimativa nacional, que é de 2,2%.
Para o assessor econômico da Federação do Comércio em Roraima, Fábio Martinez, “o Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o comércio varejista e apesar da elevação nominal nas vendas aqui no Estado, o crescimento é inferior ao aumento médio nos preços, que já se elevaram em 5,5%, o que reflete em uma redução no total de itens vendidos de 2,2%”.
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O levantamento aponta que o segmento de vestuário, calçados e acessórios será responsável por quase 77% do total de vendas para a data comemorativa. No Brasil, o faturamento do segmento deve ser superior a R$ 3,6 bilhões.
O ramo de utilidades domésticas e eletroeletrônicos no país deve ter a segunda maior movimentação, com vendas de R$ 1,19 bilhão. O seguimento de produtos de perfumaria e cosméticos deve ser o terceiro, com R$ 1,16 bilhão.
💰 Mais caros e mais baratos
A Confederação Nacional do Comércio também estima uma alta dos preços com média de 5,5% em relação a 2022. No ano passado, a inflação apontada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo acumulava alta de mais de 10%.
Neste ano, no entanto, o índice de referência do nível geral de preços indica alta de pouco mais de 3%. Segundo a estimativa, essa desaceleração da inflação deve se refletir na variação média dos preços de bens e serviços mais procurados para presentear os pais.
Esse avanço é puxado, especialmente, pela alta dos preços de perfumes, que chega a 20,6%, dos sapatos, que estão 15,7% mais caros, e dos livros, que aumentaram 13,9%.
Já na lista de produtos mais baratos, estão as televisões, com uma redução de preços de 14,5%, seguidas dos computadores, que caíram 10%, e dos celulares, que tiveram redução de 4,3% nos preços.
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