Ex-prefeita de Boa Vista é escolhida para receber medalha da 1ª infância no Congresso Nacional


Honraria é concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas ou a instituições que se destacarem pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância. Teresa Surita deve receber a medalha em agosto
Valéria Oliveira/g1 RR
A ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita foi uma das escolhidas pelo Congresso Nacional para receber a Medalha Amigo da 1ª Infância nessa terça-feira (4). A honraria é concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas ou a instituições que se destacarem pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância.
Teresa concorreu com mais de 50 indicados de todo o Brasil. Além dela, receberão a medalha a Associação Beneficente Nossa Casa, de Criciúma, Santa Catarina; Juiz Dr. Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, do Rio de Janeiro; Onélia Maria Moreira Leite de Santana de Fortaleza, no Ceará e Paulo Roberto Leite de Arruda, de Vitória de Santo Antão, Pernambuco.
A medalha será entregue em 23 de agosto, em alusão ao Dia da Infância, celebrado no dia 24 de agosto. Desde 2016, o Ministério da Cidadania desenvolve o programa “Criança Feliz”, que teve como base o “Família que Acolhe”, criado pela prefeitura de Boa Vista à época em que Teresa Surita era prefeita.
O programa atende famílias com crianças de zero a seis anos com o objetivo de garantir o desenvolvimento infantil integral na primeira infância. Desde então, a capital tem políticas públicas construídas para as crianças.
“Com o conhecimento ao longo dos anos e da experiência, passamos a ampliar esse olhar, esse cuidado e a trabalhar na infraestrutura da cidade, pensando também nos pequenos. Em cada praça construída ou reformada, escolas, postos de saúde, calçadas e em todos os demais lugares públicos instalamos equipamentos interativos, fontes, playgrounds com pisos emborrachados, selvinhas amazônicas”, afirmou Teresa.
A indicação ao prêmio veio do senador Osmar Terra (MDB), ex-ministro da Cidadania. Em 2019, Terra esteve em Boa Vista para o Fórum Nacional da Primeira Infância e afirmou que a capital era modelo para o Brasil em políticas públicas voltadas para as crianças.
Teresa recebeu votos do Conselho Deliberativo, formado por secretárias, o presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; 1 (um) representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados, indicado pelo respectivo Líder.
A medalha foi criada em 2021 pela resolução Nº 25 da Câmara dos Deputados. A primeira premiação foi em 2022.
Maria Teresa Sáenz Surita Guimarães, chamada por Teresa Surita em Roraima, foi prefeita de Boa Vista por cinco vezes, nos anos de 1992, 2000, 2012 e 2016. Teresa também já foi deputada federal por Roraima por duas vezes (1990 e 2010). Em 2022, foi candidata ao cargo de governadora, mas foi derrotada por Antonio Denarium (PP) com 56,47% dos votos.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.