Homem tentou passar pelo bloqueio de fiscalização contra garimeiros montado no rio Uraricoera, na comunidade Palimiú. Duas toneladas de cassiterita apreendida na Terra Yanomami no dia 23 de junho de 2023
PF/Divulgação
Um garimpeiro foi preso com duas toneladas de cassiterita durante fiscalização na Terra Indígena Yanomami na madrugada dessa sexta-feira (24). O suspeito, segundo a Polícia Federal, tentou furar o bloqueio de fiscalização montado no rio Uraricoera, na região da comunidade Palimiú.
A prisão ocorreu por volta das 3h. Ele tentou fugir, mas “militares que estavam no local reagiram e o barco perdeu o controle, momento em que o suspeito caiu na água e foi detido.”
Preso, ele foi levado à Polícia Federal, na capital Boa Vista, para os procedimentos de praxe e conduzido ao sistema prisional, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Ele pode responder pelos crimes de organização criminosa, desobediência, usurpação de bens da União e por crimes ambientais. Se condenado, as penas podem ultrapassar os 14 anos de prisão.
Garimpeiro tentou furar bloqueio de fiscalização no Rio Uraricoera, em Palimiú, na Terra Yanomami
PF/Divulgação
Garimpeiro é preso com duas toneladas de cassiterita ao tentar furar bloqueio de fiscalização na Terra Yanomami
Adicionar aos favoritos o Link permanente.