Servidor denuncia defeitos em ambulâncias do Samu entregues pela prefeitura de Boa Vista há menos de um mês


Servidor definiu a situação como “vexatória”. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde negou que as ambulâncias estejam com defeitos e disse que os cinco veículos do Samu estão operando normalmente Ambulâncias foram entregues pela prefeitura no dia 27 de abril
PMBV/Divulgação
Um servidor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) denunciou ao g1 nesta terça-feira (21) que três ambulâncias entregues pela prefeitura de Boa Vista apresentaram defeito nos primeiros dias de uso. Os veículos foram entregues pelo município no último dia 27 de abril.
Ao g1, o servidor, que não quis se identificar, explicou que uma das ambulâncias está inoperante devido ao cheiro de queimado, e duas estão rodando mesmo apresentando defeito. As reclamações já foram feitas à coordenação do Samu, segundo ele.
“É uma situação bem vexatória para os servidores do Samu Boa Vista […] Causando prejuízo ao serviço do Samu e ao nosso foco maior: a população, que necessita de atendimentos de urgência e emergência”, definiu.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde negou que as ambulâncias estejam com defeitos e disse que os cinco veículos do Samu estão operando normalmente. “No primeiro quadrimestre deste ano, foram 3.435 ocorrências atendidas, prestando o importante trabalho de primeiros socorros e salvando vidas”, completou a pasta.
Entre os defeitos relatados pelo servidor, um deles é a falta de sinalização sonora em uma das ambulâncias. A recomendação é que ambulâncias sem a sinalização não circulem, por conta dos riscos de acidentes, mas alguns servidores estão utilizando o veículo para conseguir atender as ocorrências.
Já em outra, o painel onde é ativado o ar-condicionado, está caído e com os fios aparentes. Por isso, foi feito uma espécie de gambiarra para ligar o ar direto no painel de direção, que fica na parte da frente da ambulância e é ativado pelo motorista. O painel fica na altura da cabeça dos servidores, havendo risco de encostar nos fios que ficam aparentes.
“As ambulâncias chegaram em Boa Vista em fevereiro, aguardaram dois meses para ser feito um seguro, foi feito o seguro. A coordenação do Samu Boa Vista não deu nenhum posicionamento, não acionou o seguro e nem da uma posição sobre o que vai acontecer com as ambulâncias”, disse.
Ambulâncias possuem ar condicionado, mas o painel está caído e com os fios aparentes
Arquivo pessoal
Os servidores do Samu trabalham ao todo com cinco ambulâncias: quatro ambulâncias básicas e uma avançada, atendendo todo o perímetro da capital, área urbana e rural da cidade.
As ambulâncias básicas são usadas para ocorrências mais simples, transportando apenas a população e os técnicos do Samu. Já a avançada é usada para atendimentos complexos, transportando também um médico.
Com isso, somente duas ambulâncias básicas estão operando, junto com a ambulância avançada, relatou o servidor.
No dia 27 de Abril, a prefeitura fez a entrega das três novas ambulâncias, renovando 75% da frota do Samu. Durante a cerimônia de entrega o prefeito de Boa Vista, Artur Henrique (MDB) disse que as ambulâncias entregues eram de alta tecnologia, climatizadas e com equipamentos adequados.
O Samu foi implantado em 2008, com quatro ambulâncias, sendo três de Suporte Básico de Vida e uma Ambulância de Suporte Avançado de Vida, destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco.
Atualmente, a equipe é composta por 65 socorristas distribuídos entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância. Além disso, o serviço é o único com uma unidade de suporte avançado e mais três de suporte básico, com maior efetivo operacional do Estado, de acordo com a prefeitura.
Ambulância inoperante após apresentar cheiro de queimado
Arquivo Pessoal
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.