Governo inicia vacinação contra febre aftosa e meta é imunizar meio milhão de bovinos em RR


Campanha de vacinação é feita pela Agência de Defesa Agropecuária de Roraima. Vacinação contra febre aftosa é para bois e vacas com idade de de 0 a 24 meses
Secom-RR/Divulgação
A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) iniciou a vacinação do rebanho roraimense contra a febre aftosa. A meta é imunizar 500 mil bovinos, entre bois e vacas. A campanha segue até o dia 30 de outubro.
Devem ser vacinados animais de 0 a 24 meses de idade. Ao todo, o rebanho do estado corresponde a 1.200.000 de cabeças de gado.
Na campanha passada, onde foram vacinados animais de toda faixa etária, a cobertura vacinal chegou a 97% do rebanho bovino no Estado. Esse percentual corresponde a cerca de 1.150.000 cabeças de gado vacinadas e declaradas pelos produtores na Aderr.
Roraima é livre de febre aftosa sem vacinação, status concedido pela Organização Internacional de Saúde Animal.
“Essa conquista é fruto do esforço em conjunto de pecuaristas, comerciantes de revenda de vacinas e técnicos do Governo que têm garantido a sanidade do plantel bovino do Estado”, citou o governo.
A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. Causada por um vírus, com sete tipos diferentes, a doença pode se espalhar rapidamente, caso ações de controle e erradicação não sejam adotadas logo após a detecção.
Nesse trabalho muitas etapas foram para tornar Roraima livre da doença, conforme destaca o presidente da Aderr, Marcelo Parisi. “Foram realizadas várias campanhas de vacinação, Agulha Oficial nas terras indígenas e estabelecidas parcerias com produtores e comerciantes”, explicou.
Além dessas ações, os técnicos envolvidos na vacinação fazem constantes visitas às propriedades rurais, repassando informações relevantes a fim de orientar os produtores sobre a doença.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.