Moradores, produtores e alunos que precisam trafegar pela RR-343, no município de Alto Alegre, Norte de Roraima, estão sendo prejudicados por falta de infraestrutura. Há pelo menos dez anos, o problema se arrasta. Eles pedem agilidade para que seja feito o aterro de bueiro da ponte go Igarapé Grande que dá acesso as regiões do Taiano e Boqueirão. No período de inverno ela fica praticamente intrafegável.
Preocupado com o período de inverno que deve iniciar no mês de maio, e temendo a segurança dos moradores, Joel de Melo Lima, da vicinal do Campinho, procurou a redação do portal Roraima em Tempo para denunciar o caso. Em um vídeo gravado e enviado ao jornal, um carro modelo caminhonete passa com muita dificuldade pela ponte totalmente submersa, por conta de chuvas e falta de escoamento.
“A gente já está nessa luta muito tempo, já são mais de dez anos pedindo a construção da estrada e nada sendo feito. Então queremos que, pelo menos, façam o aterro da ponte, colocando bueiros. Pois com a estrada ruim a gente ainda consegue passar, mas sem o aterro no período do inverno, não”, explicou sua indignação.
Pedido negado
Conforme Joel, a população fez apelo para as autoridades para que seja feito o aterro naquele perímetro e, assim, evitar acidentes e prejuízos dos produtores da região. Ainda de acordo com morador, seis meses atrás, ainda na gestão do ex-prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado, ouve a entrega da ponte. Na ocasião o governador Antonio Denarium (Progressistas) estava presente, momento em que Joel fez o apelo pedindo a continuidade do serviço com a execução do aterro. Mas sendo negado pelo governador.
“Seis meses atrás quando teve a entrega da ponte numa reunião no Taiano, eu, como morador, pedi ao governador que atendessem nosso pedido para fazerem o aterro, mas ele disse que não, era uma coisa de cada vez”, afirmou.
Problema recorrente
Em maio de 2022 uma carreta que transportava ração para peixe capotou, na RR-343, no município de Alto Alegre. Moradores da região denunciaram as péssimas condições da rodovia por meio das redes sociais. À época, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informou que a rodovia passou por recuperação. Mas com as fortes chuvas, houve um aumento no nível no Rio Uraricoera, que transbordou e invadiu um trecho da estrada.
Leia mais:
Carreta capota na RR-343 em Alto Alegre: ‘Moradores sofrem por não ter estrada digna’
O que diz o Governo
Procurada para responder sobre o caso, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), disse que a demanda já está na lista de prioridades da empresa responsável pelos serviços de manutenção de pontes do município de Alto Alegre. Conforme a secretaria, a partir da segunda quinzena de janeiro, os serviços iniciarão e o aterro será instalado na localidade.
Fonte: Da Redação
O post Moradores de Alto Alegre denunciam falta de infraestrutura na RR-343 e pedem aterro de bueiro apareceu primeiro em Roraima em Tempo.