Coronel da PM de Roraima investigado pela Polícia Federal deixa Comando de Policiamento do Interior dois dias após ser nomeado

Francisco das Chagas Lisboa Júnior

O coronel da Polícia Militar de Roraima, Francisco das Chagas Lisboa Júnior, foi exonerado do Comando de Policiamento do Interior na última quarta-feira, 8, dois dias após assumir o cargo. Ele foi realocado para a função de diretor de Recursos Humanos da corporação.

Lisboa Júnior é investigado pela Polícia Federal suspeito de participação em um esquema de compra de votos do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, o vereador Genilson Costa (Republicanos).

O coronel teve a prisão decretada em dezembro do ano passado, mas logo foi liberado. À época, o PM era subcomandante-geral da Polícia Militar. Ele foi exonerado, mas assumiu no dia 6 de janeiro o Comando de Policiamento do Interior, onde ficou por apenas dois dias.

Página da unidade publicou um vídeo da passagem de comando

Operação Martellus

O coronel Francisco das Chagas Lisboa foi um dos alvos da Operação Martellus, deflagrada pela Polícia Federal no dia 18 de dezembro de 2024 com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa voltada à prática de compra de votos e outros crimes eleitorais. Desse modo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária.

A investigação teve início após a prisão em flagrante de dez pessoas no dia 5 de outubro por corrupção eleitoral. Um suspeito, apontado na investigação como líder de campanha, teria cooptado eleitores para votar em Genilson Costa. Em contrapartida ao voto, essas pessoas teriam recebido valores que variavam entre R$ 100 e R$ 150.

No dia 6 de outubro, uma busca e apreensão conduzida pela PF identificou a prática de diversos crimes eleitorais. Na ocasião, Costa foi preso em flagrante por corrupção eleitoral, assim como lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, Francisco Lisboa teria participado do esquema ao repassar informações sobre denúncias de compra de votos ao então candidato.

Fonte: Da Redação

O post Coronel da PM de Roraima investigado pela Polícia Federal deixa Comando de Policiamento do Interior dois dias após ser nomeado apareceu primeiro em Roraima em Tempo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.