O evento ocorre na sede do Centro Cultural de Formação Indígena (CCFI), no bairro Jardim Floresta, em Boa Vista. A edição terá grafismos corporais, música, dança, exposição de artesanatos diversificados
Samantha Rufino/g1 RR/Arquivo
O Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) realiza neste sábado (26) uma Feira Intercultural Indígena que traz como tema “Traços da Cultura Ancestral”. O evento ocorre na sede do Centro Cultural, no bairro Jardim Floresta, em Boa Vista.
A edição terá grafismos corporais, música, dança, exposição de artesanatos diversificados como panelas de barro, pinturas, moda, biojoias e outros produtos da cultura de diversas etnias da Venezuela, do Brasil e da Guiana que são atendidas pelo CCFI.
O evento ocorre sob a coordenação da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) e o apoio da Operação Acolhida. Os temas que compõem a Feira apresentam vivências dos indígenas em suas pluralidades, que por meio da dança, do canto, da música e do grafismo corporal como linguagens da arte, expressam a cultura, o modo de ver e de pensar o mundo dos povo originários.
“Participar da Feira Intercultural Indígena e tomar contato com a riqueza e a pluralidade cultural das diferentes etnias que estarão presentes ali é uma experiência edificante, um momento especial, uma oportunidade de conhecer diferentes povos, saberes e costumes, cada um nos ensinando uma outra forma de estar no mundo”, destaca o CCFI.
Centro Cultural e de Formação Indígena
É um projeto desenvolvido pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) com o apoio da Operação Acolhida. Tem como objetivo ofertar, gratuitamente, cursos profissionalizantes e oficinas de capacitação à população indígena proveniente da Venezuela, da Guiana e do Brasil, possibilitando, desta forma, condições para que alcancem a autonomia socioeconômica.
O Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) dispõe de espaços para atividades e encontros culturais, salas multimídias para cursos e oficinas, laboratório de informática, ateliê de artesanato e costura, espaço barbearia, cozinha semi-industrial e horta medicinal.
O local também funciona como um ponto de encontro para que as diferentes etnias e comunidades indígenas venezuelanas, brasileiras e guianesas possam compartilhar suas vivências e aspirações, trocar experiências, fortalecer sua cultura e tradições, debater e tomar decisões acerca de sua realidade.
Serviço
Feira Intercultural Indígena “Traços da Cultura Ancestral”
QUANDO: sábado (26);
QUANTO: gratuito;
ONDE: Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), na Avenida Carlos Pereira de Melo, 999, no bairro Jardim Floresta.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Centro de Formação Indígena realiza Feira com tema ‘Traços da Cultura Ancestral’ em Boa Vista
Adicionar aos favoritos o Link permanente.