Governo distribui meia tonelada de pamonha na última noite do arraial no Parque Anauá


‘Maior pamonha do São João no Parque Anauá’ foi produzida com meia tonelada de milho verde ralado, 70 kg de açúcar e 40 litros de óleo. Novidade se assemelha à “maior paçoca do mundo”, que é servida no arraial da prefeitura de Boa Vista. Produção da ‘maior pamonha do São João no Parque Anauá’, em Boa Vista
Aberto Rolla/Empório do Milho/Divulgação
O governo do estado distribui neste sábado (29) meia tonelada de pamonha no arraial “São João do Anauá”, que ocorre em Boa Vista. A iguaria típica de festa junina foi produzida por uma empresa especializada em produtos derivados do milho.
Chamada de “maior pamonha do São João no Parque Anauá”, a meia tonelada de pamonha será servida gratuitamente para população a partir as 19 horas no espaço “Tenda do Agro”.
Para produzir a grande quantidade de pamonha foram necessários:
Meia tonelada de 6 mil espigas de milhos verdes ralados
70 kg de açúcar
40 litros de óleo
Sal a gosto
O proprietário da Empório do Milho, empresa responsável pela produção, Alberto Rola, disse que foram quase 8 horas de trabalho para entregar as 2.600 pamonhas que, juntas, se tornarão “a maior Pamonha do São João no Parque Anauá”.
“Começamos às 6 horas de hoje. Foi tudo feito hoje. Conseguimos meia tonelada de massa [milho ralado] que foi toda ralada hoje. E é importante frisar que a pamonha foi feita toda com 100% milho verde”, disse.
Para chegar a esta grande quantidade em um dia, a empresa teve de contratar mais cinco funcionários para reforçar a equipe de 10 pessoas que atua normalmente.
A “maior pamonha do São João no Parque Anauá” é uma novidade deste ano na tradicional festa de responsabilidade do governo e se assemelha à “maior paçoca do mundo” – em que a prefeitura de Boa Vista distribui uma quantidade gigante de paçoca de carne seca no arraial do município. Este ano, a paçoca pesou 1.264 kg, mas no primeiro ano teve meia tonelada, assim como este primeiro ano de pamonha no governo.
A organização da “maior pamonha do São João no Parque Anauá” foi da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), empresa de economia mista do governo.
Além da distribuição das pamonhas para o público, a programação da última noite do arraial tem show do cantor de forró Vitinho Imperador, apresentações de bandas locais e de quadrilhas juninas. Veja a programação completa:
Quadrilhas
18h30 – Grupo de Dança Síntese
19h30 – Luar do Sertão (Acesso)
20h15 – Coração do Sertão (Acesso)
21h – Escola Forrozão (Acesso)
21h45 – Explosão Caipira (Especial)
22h30 – Agitação Caipira (Especial)
23h15 – Sinhá Benta (Especial)
Shows
Palco: Cidade Forrobodó
19h – Bicho de Pé
20h – Sérgio Barros
21h – Gleidson Ferrari
22h – Forró do Empresário
Palco: Espaço da Criança
18h30 – Banda Brincarte
19h30 – Grupo Curupira Show
20h30 – Criart Teatral
Palco: Artur Mesquita
19h – Forró Dubai
20h – Thalita e Kauan
21h – Banda N’Abalada
22h – Carlinha Show e Banda
Palco: Batistão
18h30 – Reinaldo e Danilo
19h30 – Estevão Alves
20h30 – Chiquinho Pinho e Banda
21h30 – Emily Oliveira
23h – Vitinho Imperador (nacional)
1h – Renato Poerske
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.