‘Maior pamonha do São João no Parque Anauá’ foi produzida com meia tonelada de milho verde ralado, 70 kg de açúcar e 40 litros de óleo. Novidade se assemelha à “maior paçoca do mundo”, que é servida no arraial da prefeitura de Boa Vista. Produção da ‘maior pamonha do São João no Parque Anauá’, em Boa Vista
Aberto Rolla/Empório do Milho/Divulgação
O governo do estado distribui neste sábado (29) meia tonelada de pamonha no arraial “São João do Anauá”, que ocorre em Boa Vista. A iguaria típica de festa junina foi produzida por uma empresa especializada em produtos derivados do milho.
Chamada de “maior pamonha do São João no Parque Anauá”, a meia tonelada de pamonha será servida gratuitamente para população a partir as 19 horas no espaço “Tenda do Agro”.
Para produzir a grande quantidade de pamonha foram necessários:
Meia tonelada de 6 mil espigas de milhos verdes ralados
70 kg de açúcar
40 litros de óleo
Sal a gosto
O proprietário da Empório do Milho, empresa responsável pela produção, Alberto Rola, disse que foram quase 8 horas de trabalho para entregar as 2.600 pamonhas que, juntas, se tornarão “a maior Pamonha do São João no Parque Anauá”.
“Começamos às 6 horas de hoje. Foi tudo feito hoje. Conseguimos meia tonelada de massa [milho ralado] que foi toda ralada hoje. E é importante frisar que a pamonha foi feita toda com 100% milho verde”, disse.
Para chegar a esta grande quantidade em um dia, a empresa teve de contratar mais cinco funcionários para reforçar a equipe de 10 pessoas que atua normalmente.
A “maior pamonha do São João no Parque Anauá” é uma novidade deste ano na tradicional festa de responsabilidade do governo e se assemelha à “maior paçoca do mundo” – em que a prefeitura de Boa Vista distribui uma quantidade gigante de paçoca de carne seca no arraial do município. Este ano, a paçoca pesou 1.264 kg, mas no primeiro ano teve meia tonelada, assim como este primeiro ano de pamonha no governo.
A organização da “maior pamonha do São João no Parque Anauá” foi da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), empresa de economia mista do governo.
Além da distribuição das pamonhas para o público, a programação da última noite do arraial tem show do cantor de forró Vitinho Imperador, apresentações de bandas locais e de quadrilhas juninas. Veja a programação completa:
Quadrilhas
18h30 – Grupo de Dança Síntese
19h30 – Luar do Sertão (Acesso)
20h15 – Coração do Sertão (Acesso)
21h – Escola Forrozão (Acesso)
21h45 – Explosão Caipira (Especial)
22h30 – Agitação Caipira (Especial)
23h15 – Sinhá Benta (Especial)
Shows
Palco: Cidade Forrobodó
19h – Bicho de Pé
20h – Sérgio Barros
21h – Gleidson Ferrari
22h – Forró do Empresário
Palco: Espaço da Criança
18h30 – Banda Brincarte
19h30 – Grupo Curupira Show
20h30 – Criart Teatral
Palco: Artur Mesquita
19h – Forró Dubai
20h – Thalita e Kauan
21h – Banda N’Abalada
22h – Carlinha Show e Banda
Palco: Batistão
18h30 – Reinaldo e Danilo
19h30 – Estevão Alves
20h30 – Chiquinho Pinho e Banda
21h30 – Emily Oliveira
23h – Vitinho Imperador (nacional)
1h – Renato Poerske
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Governo distribui meia tonelada de pamonha na última noite do arraial no Parque Anauá
Adicionar aos favoritos o Link permanente.