Concurso de quadrilhas no arraial Boa Vista Junina: quais são as maiores campeãs


Explosão Caipira e Eita Junino são as maiores campeãs, com quatro títulos cada. Apuração de notas da competição que completou 23 anos começa no próximo domingo (25), último dia da festa. Apresentações do Boa Vista Junina 2023 acontecem até essa sexta-feira (23) e a apuração começa no próximo domingo (25)
Andrezza Mariot/PMBV
O tradicional concurso de quadrilhas ocorre mais uma vez no Boa Vista Junina, em 2023. A disputa começou em 2001 e só não ocorreu em 2002, e nos dois anos da pandemia, em 2020 e 2021. Prestes a conhecer a mais nova campeã, o g1 fez um levantamento sobre quais foram as grandes vencedoras na história do evento.
Animação do grupo, tema, repertório, coreografia, casal de noivos, animador, criatividade, figurino e entrada são os critérios avaliados por nove jurados. Neste ano, 28 grupos se apresentam no tablado nas divisões especial, de acesso e emergentes. A apuração com as notas ocorre no domingo (25), última dia da festa.
No ano passado, um fato inédito ocorreu no concurso: pela primeira vez na história, duas quadrilhas foram campeãs da divisão especial. Após um empate em 269,7 pontos, as atuais campeãs Explosão Caipira, que apresentou o tema “Fábrica de São João”, e Zé Monteirão, com o tema “Do fim ao recomeço”, receberam juntas o título de melhores quadrilhas do Boa Vista Junina 2022.
Lista de quadrilhas campeãs do Boa Vista Junina
As campeãs
Em todos esses anos da realização do concurso, o título de campeã ficou entre oito quadrilhas juninas.
As maiores campeãs do concurso são as quadrilhas Explosão Caipira, que venceu a primeira edição, disputada em 2001, e a Eita Junino. Os dois grupos conquistaram o título quatro vezes e por isso, são tetracampeãs.
Atrás delas, estão Zé Monteirão e Coração Caipira, que têm três títulos cada, seguidas de Arrastão Caipira e Gonzagão Caipira, todas com dois títulos conquistados.
Os grupos Eita Junino, Arrastão Caipira, Coração Caipira e Gonzagão Caipira são os únicos bicampeões consecutivos – eles venceram o concurso por duas edições seguidas.
A última a realizar esse feito foi a Gonzagão, que em 2016 levou com o tema “Ponha amor no coração, minha cor tem valor no São João”, e em 2017 “Mulher, o que seria de mim sem você”.
As quadrilhas Garranxê, campeã da segunda edição, que ocorreu em 2003, e Amor Caipira, em 2011, levantaram o título em apenas uma oportunidade.
Em 2020 e 2021, devido à pandemia, o tradicional concurso de quadrilhas não ocorreu. Em 2002, a competição também não aconteceu – a prefeitura não explicou o motivo.
Explosão Caipira (à direita) e Zé Monteirão (à esquerda) foram as vencedoras de 2022 no Boa Vista Junina
Prefeitura de Boa Vista/Divulgação
Boa Vista Junina 2023
O Boa Vista Junina em 2023 traz o tema “Orgulho em Viver essa Emoção”, com uma decoração que busca resgatar valores e tradições da cultura popular. São cerca de 1 km de espaço decorado em toda a extensão da praça Fábio Marques Paracat, inspirado nas expressões da festa junina pelo Brasil, em especial a nordestina.
Tradicional concurso de quadrilhas do Boa Vista Junina completa 23 anos em 2023
Richard Messias/PMBV
No próximo domingo (25), a apuração das notas do concurso de quadrilhas começam às 9h da manhã. Na última noite do evento, ocorrerá a premiação dos melhores grupos do ano. Além da grande campeã da divisão Especial, serão escolhidas as quadrilhas da divisão de Acesso, que irão disputar o título principal no ano que vem.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.