Evento começou nessa terça-feira (20) e segue até o domingo (25), na praça de eventos Fábio Marques Paracat, no Centro da capital. Barões da Pisadinha se apresentam no Boa Vista Junina 2023.
Sara Oliveira/Arquivo pessoal
Ao som do piseiro do duo Barões da Pisadinha e com uma variedade de comidas típicas, a primeira noite do arraial “Boa Vista Junina” reuniu milhares de pessoas nessa terça-feira (20). O primeiro dia da festa, que neste ano ocorre por cinco noites seguidas na praça Fábio Marques Paracat, no Centro da cidade, também contou com apresentações de quadrilhas, sala de vacinação e espaços voltados para o lazer das crianças.
A festa iniciou por volta das 20h40 e foi aberta pelo prefeito Arthur Henrique (MDB), no tablado das quadrilhas juninas. Pouco depois, cerca de dez postes de luz ficaram sem energia. O fornecimento foi restabelecido cerca de 10 minutos após a abertura oficial do evento.
“[É] uma festa segura, conta com mais de 200 agentes de segurança, com uma decoração bem agradável, bonita, que vai agradar todos os públicos e [conta] com muita cultura junina e muita cultural local também. 29 artistas locais vão estar se apresentando aqui nesses dias, 28 quadrilhas, muita festa e no sábado a Maior Paçoca do Mundo”, afirmou o prefeito.
População aguarda em fila por espaço nas arquibancadas.
Yara Ramalho/g1 RR
Neste ano, a Arena Junina, onde acontece o tradicional concurso de quadrilhas, está no centro do arraial. Nesta terça, se apresentaram as quadrilhas Evolução Junina, do grupo Emergente, Arrasta Pé, do Acesso, e as do grupo Especial: Sanfona Junina, Xamego na Roça e Explosão Caipira.
Nas arquibancadas, a capacidade do público aumentou de 3680 para 4.800 pessoas. Apesar disso, algumas pessoas aguardaram em filas por lugares nos espaços. Além disso, o evento também contou com espaços para pessoas com deficiência física ou limitação de mobilidade.
Com o tema “Orgulho em Viver essa Emoção” e uma decoração que busca resgatar valores e tradições da cultura popular, a estética da festa chamou a atenção de várias pessoas. Entre os destaques da decoração está um espaço instagramavel que representa um vilarejo nordestino, com figuras como Maria Bonita e Lampião.
O autônomo Saturnino Gonçalves de Sousa, de 57 anos, acompanha as festas juninas desde 1993. Para ele, que é filho de nordestinos, a decoração desse ano é uma das mais bonitas.
“Eu sempre participei dos arraias, desde 1993. É tranquilo, tem segurança para toda a família e a decoração desse ano está muito bonita, é tipo um livro de cordel”, garantiu o homem.
Com uma estimativa de receber 100 mil pessoas, o evento acontece até o domingo (25). A expectativa da prefeitura de Boa Vista, responsável pelo evento, é uma movimentação de R$ 28 milhões durante o cinco dias.
Boa Vista Junina deve receber 100 mil pessoas durante cinco dias de festa.
Yara Ramalho/g1 RR
A apresentação dos Barões da Pisadinha começou por volta das 23h30. Essa é a segunda vez que o grupo se apresenta em Boa Vista. Os hits “Só Basta Você Me Ligar”, “Quem me Colocou pra Beber”, “Meia noite”, “Rolê” e “Quero ver é me esquecer” fizeram parte do setlist dos artistas.
O estudante Thiago Sampaio, de 27 anos, foi até o evento para curtir o show de piseiro. Essa é a primeira vez que ele participa da tradicional festa junina após a pandemia da Covid-19, que começou em 2020.
“No ano passado eu não vim porque como estava recente e tínhamos acabado de sair da pandemia, eu optei por não vir e ficar em casa mesmo. Nesse ano eu pretendo vir nos seis dias, a decoração tá muito bonita, bem nordestina”, disse Thiago Sampaio.
Estudante Thiago Sampaio, de 27 anos, no Boa Vista Junina.
Yara Ramalho/g1 RR
A programação do evento também inclui shows locais e, nós próximos quatro dias, cerca de 25 artistas devem se apresentar no palco do Boa Vista Junina. Além dos shows, a programação envolve campanhas de vacinação com uma sala com vacinas contra a Influenza, Covid-19 entre outras. Até as 22h dessa terça, 45 pessoas já haviam se vacinado.
Espaço gastronômico e de artesanato
Boa Vista Junina tem 100 barracas de comidas típicas disponíveis.
Yara Ramalho/g1 RR
Com cerca de 170 barracas disponíveis, sendo 100 de comidas, uma variedade de produtos típicos são ofertados na praça de alimentação, na área gastronômica e nos arredores do tablado de quadrilhas.
As amigas Maria Eduarda, de 19 anos, e Aymee Camursa, aproveitaram o período para iniciar a venda de doces. Para elas, o momento é ideal para a divulgação do trabalho que realizam com pudim, brigadeiros e bolos.
“Nós estamos vendendo pela primeira hoje, a gente nunca teve experiência com vendas. Mas, decidimos que iríamos começar aqui, em uma oportunidade de divulgar o nosso trabalho e ver se o pessoal iria gostar. Graças a Deus já saíram algumas vendas e, aparentemente, o pessoal está gostando muito”, explicou Maria Eduarda.
Doces vendidos pelas amigas Maria Eduarda e Aymee no Boa Vista Junina.
Yara Ramalho/g1 RR
Já para a artesã Rosiana Silva de Matos, o evento é uma oportunidade de impulsionar as vendas. A mulher é dona de uma loja de artesanato e produz peças de crochê, como tapetes e roupas.
“As expectativas de vendas são as melhores, né? Vou aproveitar para melhorar o meu trabalho e ganhar mais clientes. A gente sempre tem meta, né? Mas, o que eu vender eu agradeço. Minha expectativa é só aproveitar o máximo”, afirmou a artesã.
Artesã Rosiana Silva de Matos vende produtos de crochê no Boa Vista Junina.
Yara Ramalho/g1 RR
Considerado tradicional no estado e chamado pela prefeitura de “maior arraial da Amazônia”, o Boa Vista Junina também terá a “maior paçoca do mundo”, prato típico feito de carne de sol – carne seca – e farinha amarela. A iguaria vai ser servida ao público no sábado (24).
Por conta disso, o comerciante Gabriel Feitosa só deve vender a iguaria até sexta-feira (23). A expectiva é vender ao menos 150 paçocas por dia.
“A nossa expectativa é vender bastante paçoca. O que estamos observando é que teve um crescimento de pessoas aqui dentro do São João de Roraima que não tem um conhecimento da paçoca roraimense, que é com carne seca e farinha amarela e nós também estamos aqui contando como ela é feita”, explicou ele.
Gabriel Feitosa durante comercializa paçoca de carne seca no evento, em Boa Vista.
Yara Ramalho/g1 RR
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Com Barões da Pisadinha, Boa Vista Junina reúne milhares de pessoas no primeiro dia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.