O Consulado-Geral do Japão anunciou que irá selecionar universitários de estados da região Norte para uma bolsa de intercâmbio no país. A oportunidade é para estudantes universitários do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, do curso de Letras com habilitação em Língua Japonesa. As inscrições encerram no dia 12 de fevereiro.
O valor da bolsa é de 117.000 ienes mensais que equivale a R$4.561,44. Os benefícios, além da bolsa, incluem passagem aérea de ida e volta, e isenção de taxas acadêmicas. Não estão inclusas taxas aeroportuárias, taxas de embarque e transportes dentro do Japão, assim como taxas de transporte dentro do território brasileiro.
Para se candidatar, é necessário ser residente na jurisdição do consulado-geral do Japão em Manaus nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Além disso, é necessário possuir nacionalidade brasileira, ter nascido entre 2 de abril de 1995 e 1° de abril de 2007, ser estudante universitário do curso de Letras – Japonês, ter conhecimento elevado da língua japonesa, com no mínimo um ano de estudo, na universidade ou instituição de ensino da língua japonesa.
É desejável, também, que o estudante tenha proficiência no idioma em japonês equivalente ao nível N3 ou superior do Japanese Language Proficiency Test (JLPT). O embarque será entre setembro a outubro de 2025.
A inscrição ocorre de forma presencial ou via Correios, sendo necessário que os interessados enviem toda a documentação exigida para o consulado-geral do Japão em Manaus, localizado no Departamento Cultural (setor de Bolsas Mext), na Rua Fortaleza, 416, bairro Adrianópolis. Não há taxa de inscrição.
Documentos exigidos
- Formulário de Inscrição (disponível aqui): Deve ser preenchido diretamente no arquivo, em inglês ou japonês, e entregue com a foto colada no papel, caso seja impresso, ou fixada no documento, se for digital. No caso de imagem impressa, o candidato deve escrever no verso o próprio nome, nacionalidade e e-mail.
- Formulário de Preferência de Colocação (acesse aqui): Deve ser preenchido em inglês ou japonês.
- Histórico acadêmico do ensino superior: Cópia em tamanho A4 autenticada no cartório. O histórico com a autenticação digital emitido pela instituição é aceito sem necessidade de autentificação no cartório, acompanhado com devida tradução em inglês ou japonês.
- Declaração de mais de 1 ano de estudo da língua japonesa: Anexar a tradução em inglês ou japonês.
- Atestado de matrícula expedido pela universidade original: Autenticado no cartório ou com a autentificação digital emitido pela instituição; deve ser acompanhado com devida tradução em inglês ou japonês.
- Carta de recomendação, em inglês ou japonês, assinada a punho pelo reitor ou orientador acadêmico da atual ou a última universidade frequentada pelo candidato. A carta deve seguir o modelo disponibilizado pelo Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Mext) ou no papel timbrado da instituição, com carimbo e assinatura do remetente.
- Certificado de teste de proficiência de língua japonesa (JLTP ou outros)
- Curriculum vitae em português, destacando o estudo de língua japonesa, digitado e impresso no tamanho A4 em até 2 páginas.
Seleção
A seleção será dividida em análise documental, prova escrita, prevista para o dia 18 de feveiro, e entrevista em 26 de fevereiro. Em seguida, haverá a fase de envio de documentos ao Japão para análise do Mext.
Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com o Departamento Cultural através do E-mail: [email protected], pelo telefone: (92) 3232-2000 .
O post Universitários de Roraima podem concorrer a bolsa de estudos no Japão apareceu primeiro em Folh BV.