Fundador do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou é homenageado em Boa Vista


Vereadores aprovaram nesta terça-feira (19) que nome da rotatória localizada em frente à Rede Amazônica em Boa Vista passe a se chamar Phelippe Daou. Jornalista Phelippe Daou, presidente da Rede Amazônica
Rodrigo Sales/Arquivo g1
O jornalista Phelippe Daou, fundador do Grupo Rede Amazônica, foi homenageado pela Câmara Municipal de Boa Vista. Vereadores aprovaram nesta terça-feira (19) que a rotatória localizada no cruzamento da avenida Getúlio Vargas e da João Pereira de Melo — à frente da sede do grupo em Boa Vista — passe a ter o nome nome dele.
Phelippe Daou, que também era advogado, morreu em dezembro de 2016 aos 86 anos. O jornalista e empresário era natural de Manaus. Viúvo de Magdalena Arce Daou, ele deixou os filhos Phelippe Daou Jr. e Cláudia Daou Paixão e Silva – que atualmente presidem o Grupo Rede Amazônica. Ele trouxe a filial da Rede Amazônica para Roraima em 1975.
Ponte Jornalista Phelippe Daou, em Manaus, completa 10 anos
Shopping Phelippe Daou é aberto à população no bairro Jorge Teixeira, em Manaus
Rotatória recebe nome de Phelippe Daou, em homenagem ao fundador do Grupo Rede Amazônica
Caíque Rodrigues/g1 RR
O requerimento para que a rotatória passasse a se chamar “Phelippe Daou” foi proposto pelo vereador e presidente da Câmara, Genilson Costa (SD). Na sessão, a proposta recebeu 14 votos favoráveis e nenhuma abstenção dos vereadores presentes.
Genilson disse que a homenagem foi uma forma de celebrar a importância de Phelippe Daou para o desenvolvimento de Boa Vista.
“Conversamos muito sobre a possibilidade de fazer essa homenagem a esse homem tão importante para a Amazônia. Tivemos essa humildade de reconhecer esses grandes feitos. Falo em nome de todos da Câmera que nós temos orgulho hoje de homenagear o Phelippe Daou, dando a ele aquela rotatória tão próxima, na frente da TV, o local onde ele fez história aqui em Boa Vista”, disse ao g1.
O diretor executivo do Grupo Rede Amazônica em Roraima, Joel Cristian Gomes, esteve presente na sessão e foi convidado a agradecer na tribuna em nome do fundador e a emissora. Em sua fala, ele destacou o trabalho de Phelippe Daou na criação da identidade roraimense por meio do conteúdo produzido.
Diretor executivo do Grupo Rede Amazônica em Roraima, Joel Crystian, agradece homenagem a Phelippe Daou na Câmara Municipal de Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
“Nós recebemos com uma alegria muito grande. O doutor Phelippe, como nós o conhecíamos, foi uma pessoa muito importante para a comunicação de Roraima. Nesse ano em que o Grupo Rede Amazônica comemora 51 anos é justa essa homenagem. Doutor Phelippe inaugurou em Roraima a TV no ano de 1975 e levou Roraima a conhecimento de todo o Brasil e trouxe também, ao roraimense, conhecimento sobre Roraima e sobre si próprio com notícias que fazem parte do dia a dia do estado”, disse.
O jornalista e empresário nasceu em Manaus, no dia 15 de dezembro de 1928. Filho do comerciante José Nagib Daou e de Nazira Chamma Daou, fez seus primeiros estudos na Escola Progresso de Manaus. Em seguida, ingressou no Colégio Estadual do Amazonas, onde concluiu o secundário e científico.
Phelippe Daou recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Comercial.
Thiago Cabral/G1
Prestou vestibular para a Faculdade de Direito do Amazonas, onde formou-se. Muito cedo ainda, iniciou no jornalismo, como repórter do Jornal do Comércio, mas a ascensão na carreira começaria um ano depois, com sua transferência para a empresa Archer Pinto, proprietária, na época, de “O Jornal e Diário da Tarde”, onde exerceu diversas funções redacionais. Atuou ainda como redator da Rádio Rio Mar.
Em 1968, junto com Milton Cordeiro e Joaquim Margarido, fundou a Amazonas Publicidade, embrião deu origem à Amazonas Distribuidora Ltda e Rádio TV do Amazonas S.A., que abrange, entre outras emissoras, a Rede Amazônica de Televisão.
Phelippe Daou destacou-se como defensor da Zona Franca de Manaus. Foi membro do Conselho Deliberativo dessa instituição que por consenso representava toda a classe empresarial – a Associação Amazonense de Imprensa e a Associação Comercial do Amazonas.
Vereadores aprovaram nesta terça-feira (19) que nome da rotatória localizada em frente à Rede Amazônica em Boa Vista passe a se chamar Phelippe Daou.
Caíque Rodrigues/g1 RR
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.