Evento inicia neste sábado (26) no Centro Histórico de Manaus, com palcos distribuídos entre o Largo São Sebastião, Teatro Amazonas, Palácio da Justiça e Hotel Juma Ópera. Glocal oferece diversas atividades em três dias de evento
Divulgação
A Glocal Experience Amazônia inicia neste sábado (26) no Centro Histórico de Manaus, com palcos distribuídos entre o Largo São Sebastião, Teatro Amazonas, Palácio da Justiça e Hotel Juma Ópera, diversos palestrantes integram a programação extensa e diversa que busca conectar profissionais de diversos segmentos da sociedade focados em colocar a Amazônia e a sustentabilidade de suas como populações como foco dos debates públicos na capital amazonense. Veja a programação do primeiro dia de evento:
Sábado, 26 de agosto
Mulheres Empreendedoras – 10h
O evento inicia no sábado ainda na parte da manhã pautando para os convidados o tema Desafios e Soluções, neste palco o público encontrará as profissionais focadas em desenvolver empreendimentos que entendem as potências amazônicas e os caminhos para acessá-las. No primeiro dia a profissional de saúde mental organizacional com vasta experiência e formação internacional voltada para empresas familiares, Luciana Nogueira Minev, da Singulari Consultoria, deve apresentar através de suas experiências coletivas estratégias para reconhecimento e identificação de profissionais de alta performance para atuar a favor da região que abriga maior biodiversidade mundial.
EscutAmazônia: Ciência e Conhecimento – 10h
Ainda pela manhã no palco Impacto a Ciência e o Conhecimento serão abordados como ferramentas que protagonizam o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Presenças como a de Letícia Moraes, da Secretaria de Juventudes do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) são esperadas para a conversa, que também contará com a participação do Instituto Juruá através de João Vitor Campos Silva. Beto Veríssimo, Diretor do IPS Amazônia e Mônica Pasqualin do Catalyst 2030 Brasil também são profissionais que irão compartilhar suas experiências e métodos no encontro.
Negócios de Impacto: Desafios e Oportunidades na Captação de Investimentos – 12h
No mesmo palco, Impacto, outro diálogo será oferecido para o público, dessa vez pensando na captação de recursos. No setor da gastronomia a CEO da Manioca, Joanna Martins, estará presente assim como o Daniel Cabrera que é Co-fundador e Diretor Executivo da Vivalá, representando a inovação no setor turístico. Rafael Moreira Ribeiro que é Analista de Investimento da Amaz, plataforma do Idesam, também estará presente falando sobre financiamento em bioeconomia na Amazônia. Geferson Oliveira também integra a conversa como Co-fundador e Diretor Executivo da Vival.
Amazônia Diversa num Brasil Justo – 14h
No período da tarde, no palco Glocal, localizado no Hotel Juma, o ator, diretor e roteirista amazonense Adanilo participa do debate ‘Amazônia Diversa num Brasil Justo’ e divide o espaço com a bióloga, ambientalista e ativista pela justiça climática Karina Penha. Além deles a palestrante Sheila de Carvalho também estará presente assim como a liderança política do Pará Maial Paiakan Kayapó, que também é bacharela em Direito, declaradamente antirracista e defensora dos direitos humanos e ambientais.
Como Negócios de Impacto Contribuem para a Floresta em Pé – 14h30
Em seguida o palco Impacto terá como palestrantes a Fabiana Caricati, que é Sócia-diretora do Anavilhanas Jungle Lodge e do Villa Amazônia Hotelaria Ltda. Ainda nesta programação terá palestras com a Fernanda Carvalho Stefani, Co-fundadora e Diretora Executiva da 100% Amazônia e com o João Bernardo Casali que representa a NATIVA na América Latina, uma organização focada em projetar, inovar, orientar e implementar a evolução radical de negócios mais regenerativos. Nesta conversa a CEO da Manioca Joanna Martins volta a palestrar, já que representa uma empresa que é destaque no segmento gastronômico com foco na Amazônia.
Prosperidade para Comunidades e Aldeias da Amazônia Profunda – 15h
O Palco Desafios e Soluções abre mais um diálogo e terá como palestrantes a Val Solidade, Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), da mesma organização o também palestrante Victor Salviati participa com sua palestra, assim como a empreendedora Neurilene Cruz da Silva e o palestrante Roberto Tumbiras que também é empreendedor.
Vestir para regenerar – 15h30
No Palco Glocal a programação convida o público para questionar o consumo de moda. Com a participação do primeiro estilista amazonense a participar da São Paulo Fashion Week, Maurício Duarte. A conversa cujo título é ‘Vestir para regenerar’ também convida a palestrante Taciana Abreu, que é responsável pela importante e necessária pauta de Sustentabilidade no Grupo Soma. Além deles estarão os palestrantes Cameron Saul que é Co-fundador da BOTTLETOP e #TOGETHERBAND.
Cuidar Além do Curar – 17h
Ainda no palco Glocal a ativista e liderança política Vanda Witoto será palestrante, ela ocupa noticiários mundiais e trouxe atenção ao bairro indígena Parque das Tribos com seu ofício na saúde, ela também atua como educadora e mobiliza uma marca de moda chamada Ateliê Derequine, feita por mulheres indígenas da comunidade. Neste mesmo palco a também palestrante Vera Cordeiro estará presente, ela é empreendedora social e médica além de ser fundadora e presidente do conselho da Brazil Child Health. Outro palestrante deste palco será Eugênio Scannavino, Fundador do projeto Saúde e Alegria.
O Papel da Arte na Transformação Social – 18h
O palco Desafios e Soluções terá como palestrante Robério Braga, que representou por anos a Secretaria de Cultura do Amazonas, a palestrante Bárbara Soares que é Diretora do Centro Suzuki Amazonas e Professora da Universidade do Estado do Amazonas também integra essa programação bem como KK Bonates, mestre em Capoeira e liderança cultural popular e institucional no Amazonas. O palestrante Nikolay Sapoundijiev também palestra neste palco, ele é violinista e coordenador artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).
Carta para o Futuro – 18h30
Finalizando o Palco Glocal um momento entitulado ‘Carta para o Futuro’ deve estabelecer compromissos sociais através das conexões e diálogos realizados durante o primeiro dia e que devem seguir ao longo dos próximos dois dias de evento, até agora para este palco está confirmado o palestrante Francisco Veras que é ativista e Fundador da Guardianes Por La Vida, além de ser um educador ambiental.
Atrações Musicais
26 de agosto – RAP AMAZÔNIA
DJ Rafa Militão é cria do bairro Betânia, Zona Sul de Manaus, é rapper, DJ e produtora cultural amazonense e tem como características musicais o funk, o rap e o afrobeat. Já esteve em palcos como Festival de Parintins, Rock In Rio e Paço a Passo. A artista possui uma carreira comprometida com questões sociais ao pautar raça, gênero e a importância de se tornar uma referência para meninas da periferia brasileira, levando a Amazônia e o nome de seu bairro nos palcos e espaço que ocupa através de sua arte.
Karen Francis é uma das representantes da nova MPB e do R&B contemporâneo produzido no Norte do Brasil. Nascida em Maués, no interior do Amazonas, a sua voz potente, a lírica sensível e a musicalidade estão impressas nas melodias da cantora, compositora e instrumentista. O álbum de estreia da cantora se chama ‘Acontecer’ e foi lançado em 2018, no dia 1º de setembro ela lança o álbum ‘Anos Luz’, sua trajetória artística está disponível nas plataformas digitais de streaming e a obra audiovisual de seus videoclipes evidencia o profissionalismo de alta performance presente no Amazonas.
Victor Xamã é um rapper amazonense que em 2015 lançou ‘Janela’, seu álbum de estreia, dois anos, em 2017 lançou V.E.C.G., seu segundo álbum onde as iniciais significam “Verde Esmeralda e Cinza Granito”, numa alusão ao contraste da cidade de Manaus, uma metrópole que é abraçada pela atmosfera única da Amazônia. Atualmente o rapper vive em São Paulo e possui músicas lançadas em parceria com diversos artistas brasileiros, entre eles Karen Francis, Rafa Militão, Luedji Luna, Don L, entre outros. Seu último álbum se chama GARCIA e foi lançado em 2023.
Kurt Sutil é um rapper amazonense natural da cidade de Tapauá, distante 700 quilômetros de Manaus e carrega em sua lírica a responsabilidade sublime de suas raízes indígenas, no single “Tupã” lançado em junho de 2021 se estabelece como a voz que faz rap dentro da Amazônia com a maturidade digna de ser identificado no site paulista Estadão como “O Futuro do Rap”. Além dos singles onde assina a direção artística dos videoclipes o amazonense possui quatro álbuns lançados, em “Me Pergunta Como foi Meu Dia” (2023) e “Não Assuste as Abelhas” (2022) ganhou a notoriedade do público especializado em rap manauara lotando casas noturnas com formatos orgânicos acompanhado de banda.
No show do Glocal Experience Amazônia estará acompanhado do rapper paraense Cronixta, que possui uma identidade musical viva e tropicalmente do Norte, criado na periferia do bairro Marco, desde muito cedo se viu rodeado por música, gastronomia e a cultura efervescente latina muito presente na cidade em que nasceu, Belém. Sua trajetória inclui outras linguagens do hip-hop como o graffite. Seu álbum de estreia é datado em 2020 cujo título é “Maiandeua”, que vem do tupi e significa “mãe da terra”, seu lançamento com Djonga possui um título “Deus é Mãe”, mostrando uma conexão dialética em sua carreira.
Luedji Luna se apresenta pela primeira vez em Manaus, ela nasceu no bairro Cabula, em Salvador. A cantora ganhou em 2021 a indicação para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de MPB com o trabalho “Bom Mesmo é Estar Debaixo d’Água”, na ocasião se apresentou na cerimônia de premiação em Las Vegas. Sua carreira iniciou em 2011 na capital baiana, onde cumpriu estudos artísticos na Escola Baiana de Canto Popular. Em 2017 na capital paulista lança seu álbum de estreia “Um Corpo no Mundo”, incorporando à sua carreira a temática imigrante, a artista sua arte e sua voz tanto em entrevistas quanto na presença digital para evidenciar o que é ser uma mulher negra na música brasileira.
‘Glocal Experience Amazônia’: veja a programação para este sábado em Manaus
Adicionar aos favoritos o Link permanente.