Vaqueiros e laçadores de Roraima serão homenageados em sessão especial itinerante


Solenidade, que ocorre nesta sexta-feira (25), no Parque de Exposições Dandãezinho, às 17h, antecede a 1ª Festa do Vaqueiro, evento que contará com vasta programação cultural Iniciativa é uma forma de homenagear os pioneiros de Roraima. – Reprodução TV Assembleia.
arquivo
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizará uma Sessão Especial Itinerante em homenagem aos vaqueiros e laçadores da região, em conjunto com a 1ª Festa do Vaqueiro, no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na BR-174, s/n, Distrito de Monte Cristo, Boa Vista, nesta sexta-feira (25), às 17h.
Solenidade, que ocorre nesta sexta-feira (25), no Parque de Exposições Dandãezinho, às 17h, antecede a 1ª Festa do Vaqueiro, evento que contará com vasta programação cultural.
Nonato Sousa
A festa, que segue até o dia 26, é alusiva ao Dia Estadual do Vaqueiro, comemorado anualmente em 22 de agosto. Instituída pela Lei nº 1.480/2021, a matéria é de autoria do parlamentar Eder Lourinho .
Deputado Éder Lourinho, autor da lei que instituiu o Dia Estadual do Vaqueiro.
Eduardo Andrade
“Nesta Casa, foi aprovado um projeto que cria o Dia Estadual do Vaqueiro e, através desse projeto, em agosto, comemoraremos o mês do vaqueiro com esse evento. No dia 25, terá início ao meio-dia com um almoço na Estrada do Bom Intento, km 4, no Hotel Villas na Fazenda Cascavel, e, a partir das 15h30, uma cavalgada até o Dandãenzinho, onde faremos a sessão solene em homenagem aos vaqueiros”, esclareceu Eder Lourinho sobre a programação da festa.
Apoio conjunto
Proposto por diversos deputados, como Armando Neto , Dr. Claudio Cirurgião , Eder Lourinho , Gabriel Picanço , Idázio da Perfil , Isamar Júnior , Marcelo Cabral , Odilon e Soldado Sampaio , a sessão atende às solicitações das entidades Associação dos Laçadores de Roraima e Associação dos Vaqueiros de Roraima, através dos ofícios nº 08/2023 e nº 013/2023, respectivamente.
O presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio, destacou a importância da celebração, ressaltando a contribuição fundamental do segmento para a cultura e história do país, sendo a iniciativa, uma forma de homenagear os pioneiros.
“A figura do vaqueiro está presente em nossa música, cultura e arte, faz parte de nossa história e infância, trabalhando muitas vezes no anonimato”, destacou o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio.
Nonato Souza
O presidente ainda destacou que o evento valorizará os vaqueiros-raízes, que desempenham um papel vital em diversas fazendas, desde as de agricultura familiar aos empreendimentos maiores.
“Vamos reconhecer aquele vaqueiro-raiz, aquele trabalhador que está lá na fazenda no dia a dia cuidando, seja lá da pequena fazenda, agricultura familiar, seja de porte médio, porte grande; tem lá um trabalhador responsável, conduz e gerencia tudo o que é necessário”, disse o chefe do Poder Legislativo.
Orgulho de Roraima
A Comenda Orgulho de Roraima será concedida a vaqueiras e laçadores do Estado.
Jader Souza
Durante a solenidade itinerante, será concedida a Comenda Orgulho de Roraima a diversos vaqueiros e laçadores que desempenharam um papel significativo no desenvolvimento econômico do Estado.
A honraria “Orgulho de Roraima” foi instituída pela Resolução Legislativa nº 10/2009 com o propósito de reconhecer pessoas físicas ou jurídicas que tiveram atuações notáveis no Estado ou no antigo Território Federal de Roraima, transformando-se em símbolos de referência para a população.
“Serão homenageados os vaqueiros-raiz, aqueles que foram os pioneiros a desbravar Roraima. A pecuária foi um dos principais pilares do desenvolvimento do Estado, e antigamente, os vaqueiros conduziam o gado por longas distâncias, 100, 300 km, até o rio Caracaraí para o embarque para Manaus”, explicou Eder Lourinho.
Após a sessão, a Associação dos Vaqueiros proporcionará uma ampla gama de atividades, incluindo a prova de laço em dupla, show de viola e forró. No dia 26, haverá “Laço de Mourão”, a corrida de cavalos, a tradicionalíssima “Mesa da Amargura” e as emblemáticas Pega do Garrote e Pega do Leitão, tradições enraizadas na cultura vaqueira.
O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Parlamento (@assembleiarr), contando com toda a estrutura de uma sessão legislativa tradicional.
Confira a programação da 1ª Festa do Vaqueiro:
Sexta-feira, 25/8
15h30 – Cavalgada (Bom Intento/Parque Dandãezinho
17h – Sessão Especial Itinerante da ALE-RR
18h30 – Prova de Team Roping
18h às 2h – Shows com bandas locais
Sábado, 26/8
9h30 – Laço de Mourão
15h – Corrida de Cavalos
17h – Prova dos três tambores
18h às 4h – Shows com bandas locais
21h – Pega do garrote; Pega do Leitão; e Mesa da Amargura

Adicionar aos favoritos o Link permanente.