Sem conseguir sobreviver na natureza, filhotes de veado-campeiro são levados para bosque em Boa Vista


Animais, de quatro e seis meses, são fêmeas. Uma delas foi encontrada após uma fiscalização feita pelo Ibama, no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na zona Rural. Filhotes de veado-campeiro no Bosque dos Papagaios em Boa Vista
PMBV/Divulgação
Dois filhotes de veado-campeiro, de quatro e seis meses, são os novos moradores do Bosque dos Papagaios, na zona Leste de Boa Vista. Os animais — que são fêmeas — perderam a capacidade de sobreviver por conta própria na natureza e foram levados ao bosque nesta semana.
Segundo o secretário municipal do meio ambiente, Alexandre Santos, o veado de seis meses foi apreendido na região do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, após uma fiscalização feita pelo Ibama.
“Já a menor, chegou ao bosque por meio de entrega voluntária. Construímos um novo recinto visando manter o máximo de vegetação possível para que se assemelhe ao habitat delas”, explicou Alexandre Santos.
Veado-campeiro é espécie nativa da América do Sul
PMBV/Divulgação
Os filhotes já passaram por exames médicos e não possuem problemas de saúde. A alimentação deles é balanceada, baseada em frutas, ração e o que mais o veterinário responsável indicar. A entrega de alimentos feita pelos visitantes é proibida. Tocar nos animais também não é permitido.
“Muitas vezes, os visitantes oferecem comida para os animais, o que é estritamente proibido para o bem-estar deles. No caso dos veados-campeiros, pode causar cólica e até mesmo a morte. As pessoas podem ver e conhecer, mas tocar não é permitido e nem aconselhável. Precisamos respeitar o espaço deles, e também o cardápio e horário estabelecido pelo veterinário”, alegou Francisco Ibiapina, diretor do bosque.
A espécie é amplamente distribuída nos biomas do Brasil e tem registrado um desaparecimento local em partes consideráveis do Cerrado, da Caatinga e do Pampa, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Dois filhotes fêmeas de veado-campeiro, de seis e quatro meses, em Boa Vista
PMBV/Divulgação
No Pantanal, a população de veado-campeiro é numerosa, representando pelo menos 70% dos indivíduos da espécie. Na lista de animais da Fauna Brasileira em risco de extinção, o animal ocupa a categoria de “Menos Preocupante”.
O Bosque dos Papagaios funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados e domingos, o horário de funcionamento é das 14h às 18h. O local não abre nos dias de feriados.
Além disso, é proibido entrar no local com animais domésticos, alimentar os animais, entrar com bebida alcoólica, consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.