Se recursos, empresa afirma que não tem como continuar funcionamento. Secretaria de Saúde afirma estar ‘ buscando alternativas para a continuidade do serviço oferecido aos pacientes crônicos renais do estado.’ Clínica Renal em atendimento a pacientes de Roraima
Reprodução/Instagram/Clinicarenalderr
A Clínica Renal de Roraima, que presta serviços para o governo de Roraima atendendo pacientes com problemas renais, cobra do governo uma dívida de R$ 8 milhões. O valor é referente a sete meses de atraso. Sem dinheiro para manter os serviços e pagar funcionários, a empresa informou à Secretaria de Saúde (Sesau) que a partir desta segunda-feira (17) vai suspender o trabalho.
Atualmente há ao menos 374 pacientes que são atendidos pela Clínica Renal, segundo o gestor de qualidade da empresa, Fhellipe Godoi. Desses, 314 são de pacientes que fazem hemodiálise na sede da clínica e os outros 60 de pessoas internadas em hospitais geridos pelo governo.
Em nota aog1, a Sesau informou receber com “surpresa” o ofício de suspensão de serviço. E disse que tem se mantido “em contato constante com a empresa para resolver as pendências em questão”. Afirmou ainda que efetuou o “pagamento de todos os valores devidos e está buscando alternativas para a continuidade do serviço oferecido aos pacientes crônicos renais do estado” (leia a nota na íntegra ao fim da reportagem).
A dívida milionária é referente a dois contratos: o agudo, que atende pacientes internados em hospitais, assinado em dezembro de 2022, e outro é o crônico, que atende a pessoas que já receberam alta, mas precisam fazer hemodiálise – este está em vigor desde outubro de 2020. Ambos foram firmados na gestão do governador Antonio Denarium (PP).
De acordo com Godoi, o governo tem feito repasses mínimos ao longo desses setes meses. Com isso, os valores são insuficientes para cobrir os custos e pagar os 115 funcionários. A clínica nega ter fila de espera e afirma que nunca deixou de atender pacientes.
“A situação está difícil, com funcionários sem receber salários e fornecedores também não pagos. A clínica busca solucionar a dívida para garantir a continuidade do atendimento aos pacientes em meio a essa situação financeira complicada”, disse.
Saúde credencia três empresas para atender pacientes com problemas renais em Roraima
Na última sexta-feira (14), a Clínica Renal enviou um ofício para a secretária de Saúde (Sesau), Cecilia Lorezon, em que informou a dificuldade financeira e disse que paralisaria o atendimento.
“Clamamos as autoridades públicas para que possam adotar medidas cabíveis para garantir o atendimento aos pacientes do serviços de hemodiálise cronica para que possamos resguardar o direito fundamental a vida e saúde”, cita trecho do ofício.
A Clínica Renal atende a pacientes no Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré e Hospital das Clínicas Wilson Franco (HC).
Até este mês, a clínica era a única no estado que atendia pacientes com problemas renais. No entanto, a Sesau ampliou o serviço e credenciou as empresas a HME Soluções e Saúde LTDA, de São Paulo; e o Centro de Hemodiálise Ari Gonçalves, do Pará. A Clínica Renal também se credenciou, mas, neste novo contrato, ainda não atende pacientes.
Godoi informou ainda que Clínica Real já emitiu todas as notas referentes à prestação de serviço dos contratos crônico e agudo. Neste período, segundo ele, o governo fez alguns pagamentos aleatórios, de nota de menor valor. O último foi referente ao mês de abril deste ano, no valor de mais de R$ 700 mil.
Empresas credenciadas
No último dia 12 de julho o governo de Roraima disse que credenciou três empresas para atender pacientes com problemas renais em Roraima. As empresas credenciadas são: Clínica Renal de Roraima – que detinha o serviço até então, a HME Soluções e Saúde LTDA, de São Paulo; e o Centro de Hemodiálise Ari Gonçalves, do Pará.
Nesse processo, o Centro de Hemodiálise Ari Gonçalves já assinou contrato com a Sesau e está apto para iniciar os trabalhos imediatamente.
Não foi divulgado um número de pessoas na fila de espera pro atendimento renal, mas, a Sesau estima que até o fim deste ano, mais de 2 mil pessoas sejam atendidas nas empresas credenciadas.
Nota na íntegra
A Secretaria de Saúde esclarece que recebeu com surpresa o ofício de suspensão de serviço, pois tem se mantido em contato constante com a empresa para resolver as pendências em questão.
A Sesau informa ainda que, em relação à decisão de paralisar os serviços para os pacientes crônicos renais atendidos pelo Sistema Único de Saúde, a Secretaria ressalta que, de acordo com o Contrato Nº 91/2020, qualquer alteração nos procedimentos realizados, assim como possíveis interrupções no atendimento, devem ser comunicadas previamente à Secretaria, dentro do prazo de 30 dias.
O descumprimento do contrato pode resultar em medidas judiciais, algo que a Sesau está empenhada em evitar a todo custo, devido à importância do serviço prestado à população.
Importante destacar que a Sesau efetuou o pagamento de todos os valores devidos e está buscando alternativas para a continuidade do serviço oferecido aos pacientes crônicos renais do Estado, por meio da renovação de contrato ou contratação de novas empresas, como foi realizado recentemente.
A Secretaria mantém o compromisso de proporcionar atendimento humanizado e de qualidade aos usuários do SUS e informa que outras empresas foram credenciadas ao serviço
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