Trabalho é desenvolvido por equipes que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arminda Gomes, no bairro Jóquei Clube, zona Oeste. Projeto desenvolvido desde 2019 leva atendimento gratuito a pacientes acamados que vivem na região da UBS Arminda Gomes, no Joquei Clube, em Boa Vista
PMBV/Divulgação
O projeto “Atendimento Odontológico Domiciliar”, que atende em casa pacientes acamados e com dificuldades de locomoção, vai ser apresentado no congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Goiânia. O trabalho é desenvolvido em Boa Vista por equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Arminda Gomes, no bairro Jóquei Clube, zona Oeste.
Este ano, o Conasems ocorre entre os 16 e 19 de julho no Centro de Convenções Goiânia, e tem como tem “O SUS que Falta no Brasil”. O evento é considerado um dos maiores de saúde pública da América Latina.
O projeto “Atendimento Odontológico Domiciliar” é desenvolvido desde 2019 pelo cirurgião-dentista Mauro Leitão. O trabalho surgiu após a equipe Estratégia de Saúde da Família do posto identificar que na região havia pacientes acamados que precisavam de atendimento odontológico, mas com a mobilidade reduzida, não conseguiam ir até a unidade.
Para atender essa necessidade, a prefeitura adquiriu três consultórios portáteis, composto: por cadeira estilo mocho para o cirurgião dentista, equipo modular odontológico com saídas de alta rotação, baixa rotação e sugador, compressor odontológico e cadeira odontológica portátil para o acondicionamento do paciente.
Houve o treinamento das equipes e foi feito um levantamento do número de pacientes que precisavam do atendimento. Para atender o paciente, é feita uma visita preliminar na casa do paciente, e que estrutura a casa possui. São verificados itens como pontos de energia e iluminação para que o trabalho ocorra de forma segura.
Em seguida, o dentista vai até o paciente e faz o atendimento. Todos os tipos de procedimentos são realizados conforme a necessidade. O agendamento de retorno é combinado com a família ou programado pelo dentista.
“O importante aqui é levar a saúde bucal para esses pacientes, isso é uma forma de minimizar a dor daquele que está no leito”, afirma Mauro Leitão.
A atuação dos Agentes Comunitários de Saúde é essencial. Como o primeiro profissional a entrar na casa dos pacientes, há uma relação de confiança construída com as famílias.
“A nossa equipe é uma união em prol do paciente, é muito bom, somos muito unidos e nossa convivência é maravilhosa. É necessário ter esse amor, esse olhar de carinho com paciente, senão você não faz um trabalho com excelência como a gente faz”, disse a agente comunitária de saúde e técnica em enfermagem, Iorlana Fontenele.
Atualmente a equipe atende e acompanha sete pacientes que vivem na região da UBS do bairro, com . O trabalho proporciona bem estar ao paciente, além de reduzir infecções bucais, minimizar a dor, e restabelecer saúde a autoestima.
O projeto vai ser apresentado na 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, que integra a programação do congresso do Conasems. No total, 5.280 trabalhos foram inscritos nas mostras estaduais em todo o país.
Projeto odontológico que atende pacientes em casa em Boa Vista é apresentado em evento nacional sobre o SUS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.