Saúde credencia três empresas para atender pacientes com problemas renais em Roraima


Empresas credenciadas são: Clínica Renal de Roraima, a única ofereceria o serviço até então, a HME Soluções e Saúde LTDA, de São Paulo; e o Centro de Hemodiálise Ari Gonçalves, do Pará. Empresa de atendimento renal deve ajudar a reduzir filas de espera em Roraima
Diculgação
A Secretaria de Saúde credenciou três empresas para atender pacientes com problemas renais em Roraima. A informação foi divulgada na noite dessa terça-feira (11). A ideia é ampliar o serviço e reduzir filas de espera. Até então, o serviço era ofertado por apenas uma clínica.
Atualmente, o serviço público de saúde atente a 348 pacientes de Boa Vista e do interior que precisam de algum tratamento renal, como hemodiálise, por exemplo.
As empresas credenciadas são: Clínica Renal de Roraima – que detinha o serviço até então, a HME Soluções e Saúde LTDA, de São Paulo; e o Centro de Hemodiálise Ari Gonçalves, do Pará.
A ideia do governo em abrir credenciamento para empresas de fora do estado foi aliviar a pressão nos hospitais e reduzir as filas na busca pelo atendimento renal, segundo a Sesau.
Nesse processo, o Centro de Hemodiálise Ari Gonçalves já assinou contrato com a Sesau e está apto para iniciar os trabalhos imediatamente.
A HME está com a nota de empenho aguardando liberação, o que deve ocorrer em até um mês. A Clínica Renal de Roraima, que já presta o serviço, neste novo contrato passou pelo processo de análise técnica, aguardando apenas a validação jurídica, que deve ser concluída até o fim do mês.
“Com essa nova estrutura de atendimento, além de otimizar o fluxo, o governo também conseguirá reduzir os gastos com cada atendimento oferecido à população”, afirma a secretária de Saúde, Cecília Lorezon.
Não foi divulgado um número de pessoas na fila de espera pro atendimento renal, mas, a Sesau estima que até o fim deste ano, mais de 2 mil pessoas sejam atendidas nas empresas credenciadas. “Minorando o sofrimento dos pacientes que hoje dispõe de apenas uma clínica de atendimento.”
“Com a participação dessas três empresas, vamos aumentar o atendimento, aliviar a pressão nos hospitais e reduzir as filas em pelo menos 30%. Nosso compromisso é com a população. O governo está empenhado em melhorar a vida das pessoas. Por isso, estamos buscando soluções legais para atender essa grande demanda que surgiu com a migração”, complementa Lorenzon.
Para ser atendido em alguma das clínicas, o paciente precisa passar antes por uma equipe de profissionais que fazem a triagem e identificam qual o tratamento adequado a cada caso.

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