Acusado de matar menino em batida de carro é capturado e preso na zona Rural de Boa Vista


César Carvalho Ormundo, de 33 anos, era considerado foragido e estava na região do Truaru. Para o MP, ele demonstra ‘total descaso com as instituições públicas e com a família da vítima’ ao ficar foragido. César Carvalho Ormundo
Dicap/Divulgação
O bacharel em direito, César Carvalho Ormundo, de 33 anos, acusado de matar o menino João Lucas Duarte Marques, de 11 anos, em um acidente de trânsito, foi preso na zona Rural de Boa Vista. Em audiência de custódia nessa terça-feira (20), ele teve a prisão preventiva decretada à pedido do Ministério Público de Roraima (MPRR).
César Ormundo rompeu a tornozeleira eletrônica em março deste ano e era considerado foragido da Justiça. Ele foi preso novamente na segunda-feira (19) na região do Truaru, distante cerca de 70 km da capital, Boa Vista. Ele é réu por matar João Lucas em fevereiro de 2020.
No dia do acidente, João Lucas e a família saíam de casa quando o veículo deles foi atingido pela caminhonete conduzida por César Ormundo. Ele, que também responde por tentativa de homicídio qualificado contra as três vítimas sobreviventes do acidente, estava bêbado e em alta velocidade, conforme denúncia do MPRR. O menino morreu na hora.
O promotor de Justiça, Diego Oquendo, que sustenta na Justiça a acusação contrao réu, afirma que a fuga de Ormundo é um indicativo de que ele não tem condições de responder pelo crime em liberdade.
“A homologação do cumprimento do mandado prisional representa o restabelecimento da ordem e da justiça, pois, como apontado pelo Ministério Público no pedido de prisão, o acusado descumpria de forma reiterada e sistemática as medidas cautelares que haviam sido impostas, demonstrando total descaso com as instituições públicas e com a família da vítima. Após tanto tempo foragido, a sua captura também é uma forma de assegurar o respeito e a dignidade aos entes queridos da criança João Lucas, que até hoje sofrem a sua perda”, disse o promotor.
Relembre o caso
Em 15 de fevereiro de 2020, Ormundo bateu a caminhonete que dirigia contra carro da família do garoto. Imagens mostram que eles estavam saindo da garagem, no bairro Caçari, zona Leste, quando foram atingidos.
Segundo a PM, o acusado estava bêbado e dirigia em alta velocidade. Ele tentou fugir do local, mas foi impedido pelos moradores. O servidor ainda se recusou a fazer o teste do bafômetro.
Dentro da caminhonete dele também foram encontradas 12 garrafas de cerveja. César foi preso e levado à Central de Flagrantes da Polícia Civil e autuado, por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, porém, na audiência de custódia, a juíza Daniela Minhol mudou o crime para homicídio doloso, quando há intenção de matar.
Segundo ela, o servidor público assumiu o risco de matar ao beber e dirigir. A mudança foi após pedido do Ministério Público de Roraima.
Um dia após a morte da criança, alguns moradores do bairro Caçari, zona Leste da cidade, fizeram um protesto pacífico pedindo mais fiscalização e segurança no trânsito.
Eles fecharam parte da avenida Getúlio Vargas, com pneus e segurando cartazes com frases como “mais amor no trânsito”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.