Futebol Society – Sonho de jogar profissionalmente impulsiona crianças e jovens da zona Oeste de Boa Vista


Cerca de 80 alunos se dividem em cinco diferentes turmas, que funcionam nos períodos matutino e vespertino, no polo Senador Hélio Campos.
Eduardo Andrade
O sonho de se tornar um jogador profissional e de ocupar espaço nos noticiários nacional e internacional é a motivação de crianças e jovens matriculados no polo do Senador Hélio Campos do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), que funciona no MT Arena, com aulas gratuitas. Cerca de 80 alunos se dividem em cinco diferentes turmas que funcionam nos períodos matutino e vespertino, de segunda a quinta-feira.
O pequeno Thiago Mendes, de 8 anos, é um dos alunos do polo Senador Hélio Campos que sonha em se profissionalizar no esporte
Eduardo Andrade
“Desde criança, gosto de jogar futebol, igual ao meu irmão que também joga na Vila Olímpica. Estou jogando lá e aqui e quero ser um grande jogador de futebol, como o Neymar, que é muito bom”, contou Thiago Mendes, de 8 anos, que iniciou no projeto no ano passado.
A mãe de Thiago, Adarilde Costa Vieira, ajudante de cozinha, acredita que o projeto vai realizar sonhos de muitos alunos. “O meu filho diz que ainda vai ser um jogador caro, e eu, como mãe, incentivo o sonho do meu filho. Temos que apoiá-los no que eles querem ser, e com essa oportunidade, da escolinha de futebol da Assembleia, matriculamos e acompanhamos, para mais tarde ser um orgulho lá na frente, um jogador caro”, disse a mãe.
“Thiago já evoluiu muito, os professores elogiam o desempenho dele. E esse é um ótimo projeto para as crianças, principalmente porque é perto de casa e não temos gastos com transporte”, contou dona Adarilde.
Eduardo Andrade
Quem também está orgulhoso e acredita que um dia vai brilhar nos campos como um jogador famoso é Guilherme Almeida, de 13 anos. “Meu sonho é poder chegar ao Flamengo e conseguir jogar em muitos campeonatos. E jogar neste projeto está sendo muito bom, porque tem gente que não tem dinheiro para poder pagar uma escolinha de futebol boa e está tendo a oportunidade agora”, ressaltou Mendes.
O adolescente Guilherme Almeida, de 13 anos, também sonha em ser jogador de futebol profissional.
Eduardo Andrade
A professora de futebol Nádia Maria Rangel Mendes explicou que na modalidade society, pelo fato de o campo ser menor, facilita a mobilidade dos jogadores e estimula o espírito de equipe.
“No futebol society não tem impedimento, sendo mais ágil. Mas o esporte em geral ajuda muito a manter a saúde e melhora a parte cognitiva. Fazemos um trabalho com os pais. Por exemplo, se não tirar notas boas, o aluno não participa de torneios”, ressaltou.
“Aqui existem muitos sonhos, uns querem ser o Messi, outros o Neymar, a gente incentiva esse sonho, mas é um trabalho árduo, minucioso”, destacou a treinadora de futebol society do CCJuv, Nádia Maria Rangel Medes.
Eduardo Andrade
As atividades no polo iniciaram em agosto do ano passado e o coordenador, Françuar Fernandes, conta que somente quem convive com os alunos pode mensurar o que o futebol representa no imaginário deles, e que o esporte tem contribuído com a disciplina na vida cotidiana.
“A integração é muito legal para essas crianças, só sabe quem está aqui no dia a dia. Se não tiver aula, eles vêm para cá do mesmo jeito”, contou o coordenador, que foi jogador de futebol e árbitro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) durante 19 anos.
“Aqui neste polo atendemos muitas pessoas de baixa renda, e a Superintendência de Programas Especiais, com a CCJuv, tem a preocupação de atender os alunos que estejam estudando, isso é um pré-requisito para a matrícula”, enfatizou o coordenador do polo Senador Hélio Campos, Françuar Fernandes
Eduardo Andrade
Além da população do bairro Senador Hélio Campos, o polo atende moradores do Operário, Pintolândia, Cruviana e Bela Vista. Segundo Fernandes, o local tem se tornado um ponto de referência para a comunidade pelo fato de oferecer também treino funcional e aulas de zumba. Aderilde é uma das mães que utiliza todos os serviços oferecidos. “Eu aproveito para fazer zumba e o treino funcional”, disse.
Mais perto da população
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio , a Casa tem procurado todas as ferramentas para aproximar o Parlamento da sociedade.
“O CCJuv oferece uma gama de atividades às nossas crianças e jovens”, destaca o chefe do Legislativo, deputado Soldado Sampaio.
Eduardo Andrade
“Nosso braço social é a Superintendência de Programas Especiais e o CCJuv é um dos programas da ALE-RR que possibilita chegar às mais diversas classes sociais, sobretudo daqueles que mais precisam”, pontuou Sampaio.
Quem quiser mais informações sobre o futebol society ou demais atividades ofertadas gratuitamente pelo Centro de Convivência da Juventude, pode procurar a sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na avenida Ataíde Teive, 3510, no bairro Buritis.
Além do futebol, o polo do CCJuv no Senador Hélio Campos oferta zumba e treino funcional, gratuitamente, para toda a comunidade.
Eduardo Andrade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.